O Pão nosso de cada dia

http://colunas.cbn.globoradio.globo.com/
http://colunas.cbn.globoradio.globo.com/

Além de alimento do corpo, o pão é, para várias religiões, alimento da alma. Resultado do cozimento dos ingredientes mais básicos da alimentação do homem: cereais, água e sal; virou sinônimo de alimento, refeição.

A história do pão é tão antiga que pode ter sido uma das primeiras comidas preparadas pelo homem há cerca de 6 mil de anos, na região da Mesopotâmia, onde hoje fica o Iraque.

Alimento de ricos e pobres, de praticamente todos os países e culturas, é indispensável no dia a dia. Um dia que começa sem uma fatia de pão, preferencialmente quentinho, não pode dar muito certo não é mesmo???

De farinha de trigo branca, farinha integral, grãos, legumes são todos bem vindos… Simples ou com recheios diversos, são uma boa solução para o café-da-manhã, para o controverso couvert, antes do almoço, no lanchinho da tarde, ou acompanhando refeições como sopas e saladas…

Muitos preferem prepará-los em casa, certamente para ter o prazer de sentir o delicioso aroma vindo do forno, ao tê-los assando. Para mim, particularmente, este é um dos maiores prazeres na gastronomia caseira.

Juntamente com a modernidade e  industrialização, equipamentos caseiros foram criados para misturar a massa, sovar e assar o pão do nosso dia a dia. Mas também padarias modernas, grandes supermercados e conveniências atendem a um público que prefere a praticidade de levá-los prontos para casa.

Eu prefiro os integrais ou com legumes como cenoura ou beterraba, sempre acompanhados com manteiga derretida ou uma deliciosa fatia de queijo branco.

Cheio de significados, alimento para o corpo ou para a alma o pão é uma constante na vida das pessoas. Preferências ou dietas à parte, tem sido assim há cerca de 6 mil anos e deverá ser assim durante toda a nossa existência!

Miriam Paterno

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s