Tiradentes, um festival de gostosuras

DSC05605

Há muito tinha vontade de conhecer o festival de gastronomia de Tiradentes. Enfim chegou o momento!!
Pesquisa antes da viagem é essencial e dessa vez permitiu que fossem escolhidos as melhores opções em restaurantes, participantes do Tour Gastronômico da programação do Festival.
Tiradentes surpreende pelos restaurantes que primam pela qualidade, podendo-se encontrar alguns estrelados pelo Guia Quatro Rodas. Alguns chefes jovens e mais ousados que arriscam sabores globalizados, outros com sotaque mineiro que preferem as tradicionais iguarias típicas servidas nas panelas de ferro.
Para o almoço, indico os restaurantes de comida mineira. Rústicos e de serviço simples, com opções de vão do delicado pastelzinho de angu ao bem temperado tutu de feijão com costelinha defumada. Para acompanhar, puxadinho de quiabo, mandioquinha frita e couve refogada. Mas você ainda pode encontrar sugestões de risotos “mineiros” preparados com linguiça e couve.
As caipirinhas são um item à parte; deliciosas e bem equilibradas no açúcar, são preparadas com as bem elaboradas cachaças mineiras artesanais.
Para a sobremesa, fica como dica a regional goiabada cascão quente com requeijão ou sorvete de queijo. Se você tiver sorte ainda pode ser surpreendido com uma compota de jabuticaba colhida no quintal do restaurante.

DSC05525

Os restaurantes escolhidos para o jantar têm todos um charme rústico. Talheres, louças e taças de primeira linha dispostos em mesas rústicas com pequenos e lindos “cantinhos” sob teto de fibra natural. O atendimento vai do impecável e mais formal, ao mais despojado.
Os cardápios bem elaborados propõe pratos individuais muito bem servidos e que você pode até dividir com seu companheiro de viagem, com sabores que conseguem harmonizar ingredientes da gastronomia mineira e internacional, como: ossobuco de cordeiro com polenta grelhada, bacalhau com ora pró nobis e purê de cará, lombo com molho de cachaça e farofinha de milho com pimenta biquinho e o imperdível risoto de abóbora com camarão e leite de coco.

DSC05631

Para beber à noite, minha sugestão vai mesmo para meu “adorado” vinho que aquece as noites mais frias nesta época do ano.
Finalize tudo com a pêra assada recheada de nozes e sorvete de rosas ou o pudim caramelado com castanha do Pará e sorvete de jabuticaba.
Tudo isso é envolvido pelos ares mineiros de Tiradentes. Um ambiente bucólico paira nas ruelas de pedras e nas igrejas iluminadas em seus morros. Cheia de arte nas pequenas galerias e lojas, a cidade é encantadora com seus moradores sempre dispostos a serem simpáticos com turistas ávidos em encontrar bons lugares para passar agradáveis momentos que certamente ficarão inesquecíveis em minha memória de gastrônoma e fã da boa comida de nossa terra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s