Arrisque-se na cozinha

cook     Tempo de férias é tempo de descobrir que cozinhar não pode ser uma obrigação, muito menos um trabalho menosprezado. Há que diga que cozinhar é feitiçaria, do bem, claro! Mistura de química e arte, pois há que se ter sensibilidade. E como diz Mia Couto:

“Cozinhar é o mais privado e arriscado ato.
No alimento se coloca ternura ou ódio.
Na panela se verte tempero ou veneno.
Cozinhar não é serviço.
Cozinhar é um modo de amar os outros.”
food-vegetables-meal-kitchen
     Esta dica vale para quem vive de comer fora, congelados e “deliveries” ou para quem nunca sai do trivial.
     A ideia é pegar aquela receita guardada no fundo da gaveta, aquela da sua avó… ou encontrar na internet a receita daquele prato que há tanto tempo está na sua cabeça. Usar o tempo a seu favor. Testar a receita com calma, curtindo cada etapa, colocando sua energia no preparo e visualizando o prato pronto. Experimentar várias vezes, ir arrumando aos poucos (o sal, a pimenta, o azeite, as ervas…). Cozinhar é assim mesmo, testar até alcançar o sabor que estava imaginando.
     Nas primeiras vezes, não vá com muita sede ao pote. Evite fazer muitas misturas, principalmente se não conseguir imaginar o resultado. Isso mesmo, o resultado deve vir antes na sua cabeça. Assim você pode ficar seguro para trocar um ingrediente e até inventar seu próprio prato.
     O mais fácil é começar com massas e risotos. Ver alguém fazer antes é importante. E seguir o passo a passo, como os tempos indicados nas embalagens, é fundamental. Depois, vale lançar-se aos sabores desejados, usando a sua criatividade e intuição.
     Mas a dica mais preciosa é: se não der certo, não desista. Tente de novo, mude aqui ou ali, troque a receita se necessário.  Mas lembrem-se que até grandes chefs erram. Quem nunca salgou ou queimou um prato que atire a primeira pedra.
 friends
     Chame alguém para compartilhar o preparo. Cozinhar pode se um gosto solitário, um prazer a dois ou muita diversão em grupo. Coloque a mesa, monte os pratos e voilà! Bon appetit!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s