Sugestão de cardápio para o natal

É tempo de Natal, momento em que as famílias e amigos se reúnem, geralmente em torno de mesas fartas e decoradas, cada uma do seu jeito. Isso é o mais importante: criar a sua maneira de receber.

Pensar no cardápio é uma das primeiras providências a se tomar. Colocá-lo em prática é uma delícia a se experimentar.

Seguir a tradição é uma das opões. Nesse caso o tender, peru ou mesmo o chester fazem parte da mesa. Geralmente decorados com frutas, que podem ser secas, frescas, ou frescas grelhadas (sugiro figo, pêssego, abacaxi e carambola). Uma ideia diferente para acompanhar o tender é servir uma geleia, por exemplo, de damasco.

Não pode faltar a farofa e a minha sugestão é fazê-la com bacon, lombo moído, pão amanhecido em cubinhos, maçãs picadas e castanhas portuguesas cozidas (essas devem ser acrescentadas somente no final). Abuse da manteiga e use os temperos de
sua preferência.

As guarnições devem ser mais leves para acompanharem tantas carnes com sabores intensos. Uma sugestão simples para um arroz de festa é finalizá-lo com um pouco de champagne no final do cozimento, lascas de amêndoas e uma colher de manteiga. Batatinhas assadas na sal grosso com azeite e ervas ou carameladas na manteiga com açúcar e um pouquinho de licor, por exemplo o contreau, vão muito bem. Legumes assados também no azeite e ervas vão bem com aves, suínos e todos os tipos de carnes vermelhas.

Servir também uma massa diante de tantas carnes pode agradar também quem quer fugir delas – o que hoje está se tornando cada vez mais comum. Sugiro um raviole de queijo (há boas opções prontas) com molho ao funghi.

Para a sobremesa seria bom que lembrássemos que moramos em um país tropical… Sorvetes com caldas geladas, mousses de frutas cítricas, tortas de frutas frescas irão fechar a sua mesa de forma deliciosa. Uma ideia simples, que faz sucesso, é montar uma tigela de vidro com camadas de suspiros, morangos picados e chantilly.

Boa ceia e um FELIZ NATAL!

Enfim, o importante é que tudo seja pensado e criado com muito carinho. O amor é nosso “anjo da guarda” nesses momentos. Nos protege, nos orienta e faz com que tudo aconteça com muita facilidade. Dessa forma, com certeza, vai dar tudo muito certo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s