Festa Junina

O mês de Junho chegou e com ele, as gostosuras das Festas Juninas. Maçã do amor, pipoca, cocada, paçoca, pé-de-moleque, bolo de milho, cachorro quente, lanchinho de pernil, pamonha, curau, milho cozido, cuscuz, canjica, amendoim doce, salgado e muitos mais… Humm, deu água na boca, né?!

Já percebeu quanta coisa à base de milho e de amendoim?! É que esta é a época da safra desses produtos, principalmente no nordeste. A mandioca e a batata doce também fazem parte da safra e não podem faltar. Isso sem falar dos produtos regionais, como o pinhão e a castanha de caju.

Nossa banqueteira, Miriam Paterno, dá algumas sugestões para incrementar sua festa:

  • Como o clima mais friozinho, tome alguns cuidados para servir o lanche de pernil, o cachorro-quente, a pipoca, o milho verde e a canjica quentinhos, pois além de aquecerem o corpo, ressaltam o sabor desses pratos.
  • Para modernizar, com um toque gourmet, você pode servir um caldo de mandica com calabresa e couve, um crepe de carne seca com queijo coalho, um risoto de pinhão ou um caldo de milho com frango.
  • Para a criançada, uma ideia legal é fazer quebra-queixo com coco, açúcar, água e limão; ou então aquele amendoim doce, com chocolate em pó, água e açúcar; os antiguinhos pirulitos de caramelo embrulhados em papel colorido também vão fazer sucesso; e para salgar, mini-pizzas de frango com milho.
  • Não se esqueça das bebidas: chocolate quente com canela, quentão, vinho quente e pra quem não gosta de bebidas doces, cervejas artesanais e até mesmo uma boa cachacinha.

Para os pequenos que fazem aniversário no mês de junho, um cenário caipira é uma excelente escolha para a comemoração de mais um ano de vida. Qualquer local, até mesmo em casa, pode se transformar em um grande arraial.

Na decoração as cores são bem-vindas. O tecido chita é uma excelente opção de toalha, não é muito caro e tem diversas estampas. Faça bandeirolas, abuse da palha de milho, balões de papel de seda, chapéus de palha, colheres de pau e muita criatividade.

Na decoração, Miriam sugere colocar tochas acessas no entorno do espaço (se for aberto, claro), fazer vassouras de piaçava formando bonequinhos com maria chiquinha. Velas em copinhos coloridos ou garrafas dão um toque de charme. Babados de papel crepom em pratos descartáveis fazem o clima retrô. No mais, é aproveitar a festa e não deixar de celebrar!

Boas festas juninas e inté a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s