Mesa de Natal

A ceia de Natal é uma ocasião na qual não apenas a comida deve ser pensada, mas também a decoração, principalmente se você estiver planejando receber visitas em sua casa, o que torna o compromisso ainda mais especial. Sendo assim, a montagem de uma mesa bonita e temática é fundamental para tornar a ceia mais atrativa e saborosa. Confira algumas dicas de nossa gerente Miriam Paterno, especialista em banquetes.

Cores

Se for possível, combine as tradicionais cores natalinas: vermelho, verde e dourado. Vale abusar das nuances de verdes claros e escuros e variações do vermelho nos tons das frutas de natal, como ameixa e cereja. O branco sempre pode aparecer sem comprometer o visual. 

Detalhes

Castiçais e suportes para velas, flores e guardanapos diferenciados são muito importantes nas comemorações especiais. Nesta mesa, foram usadas tacinhas de vidro trabalhado como suporte para velas. Evite as velas aromáticas para não atrapalhar os sabores da refeição. As tacinhas também serviram de mini-cachepôs individuais com flores vermelhas que acompanham cada jogo de pratos. Você encontra os mini-vasinhos de calandiva ou calanchê em floriculturas e supermercados. Os guardanapos de tecido cereja (se você não tiver na cor, pode optar pelos de papel para festas) ganharam anéis verdes de bambu (você também pode usar fitas largas de cetim verde).  Tome cuidado com a altura dos arranjos, para evitar atrapalhar a conversa entre os convidados. O arranjo central aqui foi composto por uvas de 3 cores, cerejas, ameixas, pêssegos, tâmaras, nozes em uma fruteira de cristal. Como mimo para cada lugar da mesa  um mini panetone embrulhado para presente. Para marcar o lugar de cada convidado, bolas de chocolate embrulhadas de papel dourado apoiam os cartõezinhos com os nomes, que também receberam um detalhe natalino.

Toalhas e aparelho de Jantar

A toalha sendo de uma cor lisa, fica mais fácil estabelecer um equilíbrio na decoração, o que é bom especialmente se você não tiver muita experiência. Caso deseje algo estampado, vale escolher padrões pequenos ou que trabalhem com a mesma cor num tom diferente.

A louça deve combinar com o restante da decoração. Pratos brancos de cerâmicas ou porcelanas sempre são uma boa alternativa para qualquer jantar. Taças vermelhas e itens dourados formam composições perfeitas para o clima de Natal.

Cuidado com exageros

Como regra geral, lembre-se “menos é mais”, ou seja, o ideal é ter bom senso e cuidado para não carregar o ambiente com uma mistura de informações – cores, enfeites etc. Não adianta ficar bonito mas não ser funcional. Portanto pense no conforto dos convidados para que possam fazer a refeição de maneira agradável e se confraternizar. Garanta espaço para as travessas de comida, que podem ficar num aparador ao lado da mesa. Tente aliar beleza conforto e praticidade na hora de decorar.

Feliz Natal

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s